Ação Comunitária UBÁ V

Concurso :: Adolescentes :: Passeios :: Palestras :: Colhendo Frutos

 

Conheça um pouco do nosso Trabalho

Começamos o trabalho assistencial à comunidade vizinha ao aproximar-se o Natal de 92, quando observando o ambiente que nos cerca, vimos o grande contraste que existe no mundo em que vivemos, dentro do conforto de nossas casas e o que está por trás do muro do Condomínio: famílias como as nossas, com sonhos e aspirações, só que em condições de vida bastante inferiores, morando em casas humildes de um ou dois cômodos, com muitos filhos para alimentar e educar. Os pais são trabalhadores da redondeza. Daí pensamos: porque não doar um pouco do que nos sobra para fazer o Natal destas crianças mais alegre? O resultado foi surpreendente. Foi feito um levantamento de todas as crianças, por idade e sexo, que moram no cinturão em torno do Condomínio. Eram 93 no total. Na véspera do grande dia foram distribuídas senhas de casa em casa. Todos os sacos continham no mínimo 3 brinquedos variados, conforme a idade e sexo e um cartão de Natal em nome das crianças do Condomínio UBÁ V. Isto aconteceu em 24 de dezembro de 1992. Depois disto não paramos mais: fazemos, até hoje, 3 grandes campanhas por ano: a primeira é na Páscoa, quando as crianças recebem ovos de chocolate, roupas, calçados e livros infanto-juvenis. A segunda é o passeio educativo que realizamos com as crianças de 7 a 12 anos, geralmente no mês de outubro e a última grande campanha do ano é a do Natal, quando são distribuídos brinquedos, mochila com material escolar e kits de alimentos para as famílias. Na Páscoa e no Natal também distribuímos um kit-bebê para as futuras mamães. Fazemos sorteio de bicicletas, móveis e de outros donativos maiores. Temos um álbum de fotos, que mostramos com muito orgulho, de todos os eventos que organizamos. Felizmente desde o início contamos com a ajuda preciosa de nosso porteiro Wagner, que age como o nosso relações públicas na comunidade vizinha.

Os preparativos

Inicialmente fazemos um recadastramento anual das famílias que moram na rua que circunda o Condomínio. Após a reunião da equipe para resolvermos o que será feito na próxima campanha, começamos o trabalho de divulgação através do jornalzinho "Ação Comunitária UBÁ V", dos cartazes de portaria e no boca-a-boca com os amigos e vizinhos. Depois passamos já para o trabalho de comprar o que é necessário, fazendo antes uma tomada de preços. As compras são feitas tendo em vista a idade, o sexo e a série em que a criança estuda. Depois tudo isto é separado por criança, pois cada uma recebe uma sacola personalizada com brinquedos e uma mochila com material escolar, em dezembro; roupas, calçados, livros infanto-juvenis e ovos de chocolate, na Páscoa. No final juntamos as sacolas por famílias. Enquanto isto as senhas das crianças são preparadas e distribuídas. No dia do evento, todos comparecem com suas senhas e são recepcionados por nossa equipe e entretidos por um grupo de recreação contratado. Recebem os presentes, um farto lanche, e sempre que possível, orientações diversas, como: palestra sobre higiene bucal, palestra sobre como evitarmos a proliferação dos mosquitos causadores da dengue, palestra sobre a utilização de um filtro de água doado às famílias, enfatizando a importância da água filtrada, entre outras.

Os Recursos

No início contávamos somente com recursos da própria equipe e com a renda arrecadada em almoços, chás beneficentes e bingos que a equipe promovia. No entanto com o tempo, o número de crianças aumentou, chegando a 142 em dezembro de 2000. Porém nossa equipe, ao contrário, diminuiu e tornou-se inviável reciclar brinquedos, como era feito desde o início. Passamos a contar com um auxílio mensal do Condomínio a partir de 97, o que tem nos permitido a aquisição de brinquedos e materiais novos e assim levar adiante nosso trabalho.

Investindo no Futuro das Crianças!

Nem só de presentes é feito o nosso evento de Natal com a comunidade! No final do ano de 97 demos início ao Grande Concurso Cocada.

Incentivar os estudos e motivar a garotada - este foi o nosso objetivo ao lançarmos no final do ano de 97 o Grande Concurso Cocada do Melhor Aluno do Ano. O melhor aluno do Grupo A, selecionado entre os alunos de 2ª e 3ª séries, é premiado com uma bicicleta. O melhor aluno do Grupo B, selecionado entre os alunos de 4ª, 5ª e 6ª séries, ganha um computador completo e um ano de  aulas de iniciação à informática, ministradas por um condômino voluntário. O critério de avaliação é a média anual e freqüência / comportamento do aluno. O primeiro colocado assina um termo de compromisso junto com seus responsáveis, para garantir a freqüência às aulas e execução dos exercícios demandados, concordando em ceder o equipamento completo ao 2º colocado no Concurso do Melhor Aluno, em caso de não cumprimento do termo. Este concurso tem despertado o interesse de muitas crianças ao longo destes últimos anos.

O melhor aluno do Grupo A, isto é, entre os alunos de 2ª e 3ª séries, foi premiado com uma bicicleta aro 26 de 18 marchas, novinha! O melhor aluno do Grupo B, isto é, entre os alunos de 4ª, 5ª e 6ª séries, ganhou um computador (usado), uma escrivaninha, aulas de iniciação à informática e um "walkman" novo! Em 2001 o melhor aluno recebeu um computador Pentium II, 266 MHz, com 128 Mb de RAM, doado por um Banco, sendo esse o 3° computador que entregamos. O critério de avaliação foi a média anual e desempenho/comportamento do aluno. Os demais participantes inscritos neste concurso, foram premiados com um livro infanto-juvenil. Este concurso despertou o interesse de muitas crianças e mesmo aqueles que não se inscreveram inicialmente, ficaram com água na boca e se propuseram a estudar mais no próximo ano.

Já realizamos o concurso em 98, 99, 2000, 2001, 2003 e 2004 pretendendo mantê-lo como uma de nossas atividades. Durante o ano de 2005 o aluno Allan Saldanha, que foi o melhor aluno em 2004, estará participando do curso de Introdução ao Uso do Computador. Ele ganhou um PC Celeron novo, completo, com gravador de CD. [VOLTA]

Adolescentes: a encruzilhada

 

No final de 2001, a Ação Comunitária UBÁ V começou a investir em mais uma frente, um verdadeiro desafio: trabalhar com os adolescentes da comunidade vizinha. Constatamos que muitos encontravam-se com tempo ocioso ao terminarem suas atividades escolares e sem perspectivas para o futuro. O nosso objetivo é encaminhá-los para cursos profissionalizantes ou atividades esportivas em que possam aplicar seu potencial. O meio em que vivem não lhes oferece opções que possam levá-los a um futuro digno e independente. O nível de ensino público tem decaído ano a ano, deixando jovens despreparados buscarem meios de sobrevivência no sub-emprego.  Resolvemos tentar dar um empurrãozinho, mostrando-lhes o que existe fora do universo em que vivem  e o  que poderiam fazer em termos de cursos gratuitos oferecidos por instituições assistenciais ou pela Prefeitura, uma vez que não temos verba para investir em cursos pagos. No mês de outubro de 2001 iniciamos uma série de reuniões mensais com estes jovens, tentando inicialmente conhecê-los melhor, através de dinâmicas e bate-papos, colocando em pauta suas necessidades, suas aspirações e ajudando-os a traçar seu plano de vida, procurando dar-lhes orientação no âmbito familiar, abrangendo temas como sexo, drogas, namoro e quaisquer outros assuntos que eles nos tragam para serem discutidos. Este trabalho exige todo o nosso esforço, perseverança e dedicação e o consideramos de extrema importância. Por isso, convocamos os condôminos para que coloquem seus serviços profissionais à disposição destes jovens, lembrando que  nosso bem-estar como indivíduos de uma sociedade depende também de nossa participação. Não adianta apenas reclamarmos do Estado, precisamos dar a nossa parcela de contribuição, para criarmos uma sociedade mais justa para TODOS. Não basta dar o pão. É preciso ensinar a fazê-lo! [VOLTA]


Nossos passeios

No mês de outubro, mês da criança, visando ampliar os horizontes dos nossos pequenos vizinhos, organizamos um passeio educativo onde as crianças recebem uma camiseta estampada, com o tema do passeio. Já os levamos a conhecer:

Nosso sonho

Dar seqüência ao trabalho com os que completam 13 anos, oferecendo-lhes oportunidades de ampliarem seus estudos, aprenderem uma profissão ou desenvolver uma habilidade artística ou esportiva. Descobrir as potencialidades destes adolescentes e incentivá-los a desenvolvê-las e garantir que isso aconteça efetivamente, é o nosso sonho, nossa futura empreitada.

Palestras para as mães de Comunidade da Cocada:
 
Em outubro de 2002, realizamos nossa primeira reunião de avaliação do trabalho da Ação Comunitária UBÁ V com as mães da Comunidade da Cocada, ao completarmos 10 anos de atividades. Desta reunião surgiu a idéia de realizarmos uma série de palestras voltadas ao interesse das famílias. Assim sendo realizamos as seguintes palestras, proferidas por profissionais das respectivas áreas:
 
  1. Sexo e Doenças Sexualmente Transmissíveis - abril de 2003
  2. Drogas e Relacionamento Familiar - maio de 2003
  3. Higiene, Saúde e Prevenção de Doenças - abril de 2004
  4. Alimentação Saudável - Alimente-se melhor gastando menos - abril de 2005
  5. Protagonismo Feminino - A importância da mulher na família e na comunidade - maio de 2005 - esta palestra realizada nas dependências da Secretaria Regional de Pendotiba, foi realizada em parceria com a equipe do Projeto Habitar Brasil / BID, do Governo Federal, voltado às necessidades da Comunidade da Cocada. [VOLTA]
Colhendo frutos:
 
A terra é árida e as sementes nem sempre germinam. Melhor do que olhar para trás e ver tudo o que já conseguimos realizar é colher os frutos do que plantamos naqueles em quem apostamos e dedicamos todo o nosso esforço. Ouvirmos alguém nos dizer: "fui selecionado", "consegui a vaga no curso que você me indicou", "consegui a extensão do curso por mais um ano", "estou planejando meu futuro" é mais do que uma recompensa. É a realização de um sonho, do nosso projeto, daquilo que somos capazes de fazer pelo outro. [VOLTA]