Seminário comemora vinte anos da NR 17 – Ergonomia

Para comemorar os vinte anos da Norma Regulamentadora 17 – Ergonomia – (NR-17), será realizado o seminário “Histórias e Desenvolvimentos”, no Auditório Edson Hatem do Centro Técnico Nacional (CTN) da Fundacentro, no dia 23 de novembro de 2010, das 8h30 às 18h.

Focada inicialmente no transporte manual de cargas e no mobilário dos postos de trabalho, a NR 17 evoluiu, incluindo as atividades com uso de terminais de computadores, o trabalho em teleatendimento (Call Centers e Telemarketing) e dos operadores de checkouts. A NR-17 apresentou avanços incontestáveis ao introduzir, na legislação brasileira, critérios organizacionais. Os objetivos foram prevenir agravos à saúde decorrentes de tarefas repetitivas e exigir a realização da Análise Ergonômica do Trabalho (AET).

A história de sua elaboração mostra a importância do amplo movimento social, que resultou na regulamentação para fazer face aos mecanismos de intensificação do trabalho no processamento eletrônico de dados.

O encontro tem como objetivo apresentar os diversos atores sociais, o processo histórico de sua elaboração e os desenvolvimentos por ela influenciados, assim como as perspectivas que abre para as políticas de prevenção no Brasil.

O Seminário é direcionado para agentes públicos, especialistas, representantes sindicais, técnicos, trabalhadores e estudantes.

A ação é coordenada pelos pesquisadores da Fundacentro José Marçal Jackson Filho do Centro Estadual do Rio de Janeiro (CERJ) e Thaís Helena de Carvalho Barreira do CTN.

O Auditório fica à rua Capote Valente nº 710 – Pinheiros – São Paulo (SP). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui. Para mais informações, entre em contato com o Serviço de Eventos (SEv), pelos telefones: (11) 3066-6132 / 6368 / 6323.

Precisando de software
?

This entry was posted in Eventos. Bookmark the permalink.

Leave a Reply